Edições anteriores

O primeiro Encontro Nacional de Produtores de Baterias de Chumbo Ácido (ENBAT) teve lugar na Universidade Federal de São Carlos como parte das atividades da “Escola de Inverno em Físico Química e Química Analítica” do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos do ano de 1998. Ele foi chamado e organizado pelo Professor Carlos V. D ́Alkaine e seus colaboradores como uma das atividades do Grupo de Eletroquímica e Polímeros dessa Instituição e parte de sua linha de pesquisa sobre Gestão Tecnológica. Na primeira reunião do ENBAT participaram 15 pessoas e hoje o evento conta com a participação de mais de 120 pessoas, além de contar com a presença de técnicos que representam, em média por ano, 70 empresas da América Latina. Abaixo seguem os temas de todas as edições do ENBAT:


I ENBAT - Funcionamento de baterias de Chumbo Ácido.
II ENBAT - Produção de óxidos e pastas.
III ENBAT - Processo de Cura e formação de placas positivas e negativas.
IV ENBAT - Processos Metalúrgicos de produção de grades e aditivos para materiais ativos de placas.
V ENBAT – Reciclagem de baterias de Chumbo Ácido.
VI ENBAT - Baterias de 42 V e outros temas dispersos.
VII ENBAT - Produção de óxidos, pastas e processo de cura.
VIII ENBAT - Processamento do material ativo das placas negativas e positivas
IX ENBAT – Baterias VRLA. Processo de funcionamento.
X ENBAT - Processos metalúrgicos. Nível de impurezas, contaminantes em baterias de Chumbo Ácido.
XI ENBAT – Processos de Soaking. Formação pulsada. Técnicas de formação.
XII ENBAT - Processos de produção de Pastas, Cura, Tecnologias de distintos tipos de bateria.
XIII ENBAT – Operação a elevadas temperaturas. Aditivos. VRLA suas características e operação. Novas tecnologias em baterias Chumbo Ácido.
XIV ENBAT – Grades de carbono; Adição de carbono à pasta negativa; refino de Pb contendo Ag e Bi; ligas para baterias tracionárias; baterias para motocicletas; corrosão de grades; caracterização de placas.
XV ENBAT - Sistemas de baterias para uso fotovoltaico; sistemas de controle e gestão (BMS) de baterias de Chumbo ácido; normalização em baterias de Chumbo Ácido; Durabilidade de baterias de Chumbo Ácido;
XVI ENBAT – Tecnologias de produção de pasta para placas positivas e negativas; Modos de falha e diagnósticos de baterias de chumbo-ácido; Balanço de massa entre material ativo e grades; Reflexões sobre o processo de aprovação e suas consequências.
XVII ENBAT – Tecnologias para formação de baterias chumbo-ácido. Características necessárias para baterias Stop-Start. Pb/Ca e ligas de Pb puro. Estratificação de ácido sulfúrico e suas consequências em baterias ventiladas e VRLA; Estimativa do nível global de calor com base em seus parâmetros eletrofísicos.
XVIII ENBAT – As razões da incorporação da tecnologia stop/start; Como essas demandas podem ser atendidas pelas baterias a serem produzidas? Que características essas baterias devem ter? Como essas características poderiam ser produzidas a partir de pequenas modificações nas linhas de produção atuais?
XIX ENBAT – Impactos, diferenças e consequências em ensaios elétricos para o sistema stop-star; Processo de certificação; Demandas da tecnologia stop-start e suas operações de bateria; Baterias estacionárias para uso em sistemas de energia renovável.
XX ENBAT - Mudanças nos mercados de armazenamento de energia; Start Stop: Demanda baterias, placas positivas e/ou negativas; Parâmetros do sistema de monitoramento de bateria (BMS); Adesão do material ativo em baterias avançadas; Problemas no uso de baterias Start Stop; Baterias estacionárias para uso em sistemas de energia renovável; Revisões de ENBATs anteriores: Processo de cura de placas negativas e positivas.
XXI ENBAT –Baterias SLI. Apresentações sobre: características necessárias, produção (operações unitárias), medidas para seguimento da produção, falhas; Baterias para Stop-Start e outras tecnologias para redução do consumo de combustível. Apresentações sobre: demanda, características necessárias, produção (operações unitárias), medidas para seguimento da produção, falhas; Baterias para acumulação de energia para fontes  renováveis. Apresentações sobre: demanda, características necessárias, produção (operações unitárias),
medidas para seguimento da produção, falhas.
XXII ENBAT - Aceitação de Carga Estática e Dinâmica; Baterias Pb-Carbono; Novas oportunidades para armazenamento de energia na rede elétrica; Novo marco regulatório Inmetro; Eficiência das baterias chumbo ácido e Reciclagem; Técnicas para a carga de baterias VRLA na determinação da aceitação de carga; Panorama mundial das baterias chumbo-ácido; As demandas dos micro-híbridos.